Para fazer o pao primeiro faz as Aboboras rsrsrs
Abóbora assada com especiarias
Para 6 pessoas
Ingredientes
1 abóbora media/pequena de 1 ou 1 ½ Kg
2 (colheres de chá) de sementes de coentros
2 (colheres de chá) de orégãos secos
½ (colher de chá) de sementes de funcho (utilizei bagas de zimbro)
2 malaguetas de piri-piri secas
1 (colher de chá) de sal
1 (colher de chá) de pimenta preta recém moída
1 dente de ajo
1 (colher de sopa) de azeite
Preparação
Lavar a abóbora. Cortá-la pela metade com a ajuda de uma faca grande (cortar um lado e rodar a abóbora na lâmina para ser mais seguro e simples).
Com uma colher grande retirar as sementes da abóbora (prove assá-las com um pouco de azeite e sal marinho e servi-las como aperitvo de uma bebida, são muito boas).
Cortar a abóbora longitudinalmente em quartos e depois cortar os quartos ao meio. Deve ficar com fatias de cerca de 2,5 cm de espessura em forma de barco. Colocá-las dentro de uma tigela.
Colocar toas as especiarias e ervas aromáticas dentro de um almofariz e triturá-las junto com o sal e a pimenta até obter um pó fino. Juntar o dente de alho e triturá-lo junto com as especiarias. Colocar o conteúdo numa tigela e juntar o azeite, misturar.
Passar cada bocado de abóbora por este mistura certificando-se que todos os pedaços ficam bem revestidos.
Colocar os bocados de abóbora em linha, com a casca para baixo na bandeja do forno e assar a abóbora durante cerca de 30 minutos em forno preaquecido a 200º.
O sabor picante entrará na abóbora e esta ficará ligeiramente tostada e com a casca a ficar caramelizada e rija.
Receita básica de pão de Jamie Oliver
Ingredientes
30 gr de fermento fresco para pão ou 21 gr de fermento seco para pão (3 pacotes de 7 gr)
30 gr de mel (ou açúcar)
625 ml de agua
500 gr de farinha tipo 65
500 gr de farinha de sêmola (se não tiver utilizar farinha normal)
30 gr de sal
Preparação
Fase 1: Dissolver o fermento e o mel (ou o açúcar) em metade da água tépida.
Fase 2: Numa superfície grande e limpa (ou num alguidar grande) fazer um monte com a farinha tipo 65, a farinha de sêmola (ou farinha normal) e o sal e fazer um buraco no meio como se fosse um vulcão.
Fase 3: Juntar toda a mistura de fermento dissolvida no meio e com quatros dedos de uma das mãos e fazer movimentos circulares, de centro para fora, juntando lentamente todos os ingredientes secos até que toda a mistura de fermento fique húmida.
Juntar a outra metade de agua tépida no meio e incorporar gradualmente toda a farinha até formar uma massa húmida.
Fase 4: Amassar. Enrolar, empurrar e dobrar a massa sem parar durante 5 minutos para que se desenvolva a estrutura da massa e do glúten. Se a massa ficar pegada aos dedos, esfregá-los uns contra os outros com um pouco mais de farinha.
Nota: O Jamie informa que as fases 2, 3 e 4 podem fazer-se numa batedeira grande usando o gancho de massas.
Como eu apenas fiz metade da receita, amassei a massa na chef-o-matic colocando na cuba todos os ingredientes pela ordem indicada e amassando 2 vezes no programa 51.
Também se poderá amassar perfeitamente em qualquer máquina de fazer pão ou na Bimby.
Fase 5: Enfarinhar as duas mãos e também a para de cima da massa. Dar-lhe forma arredondada e colocá-la na bandeja do forno. Fazer-lhe uns cortes com a ajuda de uma faquinha afiada, isto vai permitir que a massa relaxe e levede mais depressa.
Fase 6: deixar o pão levedar pela primeira vez. Basicamente queremos que duplique de tamanho.
A massa deve levedar num local quente, húmido e sem correntes de ar, por exemplo ao pé do fogão, num armário ou simplesmente numa divisão da casa que este quente, e pode-se cobrir com película de cozinha se se quiser acelerar o processo.
Este processo amadurece o sabor da farinha e deve demorar à volta de 40 minutos a uma hora e meia, conforme as condições.
Fase 7: A massa já tem o dobro do tamanho e já está pronta para voltar a amassá-la.
Amassar e socar a massa retirando-lhe todo o ar durante 1 minuto.
Nota: Como eu fiz a massa na chef-o-matic, nas fases 5 e 6 deixei a massa levedar dentro da máquina.
Fase 8: Dar-lhe a forma desejada, redonda, espalmada, recheada, etc… e deixá-la levedar por segunda vez num local quente até que a massa volte a duplicar de tamanho.
O mais importante é não perder a confiança. Se acha que a massa não cresceu o suficiente deve deixá-la levedar durante mais algum tempo, verificando o calor do local e as correntes de ar.
Fase 9: Chegou a hora de cozer o pão.
Depois de todo o esforço não vamos estragar tudo.
Agora temos que manter o ar dentro da massa, por isso não a volte a amassar.
Colocá-la suavemente no forno e não bata com a porta.
Cozer o pão durante 20 a 25 minutos (depende da forma que lhe deu) em forno preaquecido a 225º ou até que veja que já está cozido.
Para verificar apanhamos o pão e batemos-lhe no fundo com os dedos fechados, se obtivermos um som oco é sinal que já está cozido, se não, temos que voltar a colocar o pão dentro do forno até que este fique pronto.
Fase 10: Retirar o pão do forno e deixá-lo arrefecer completamente sobre uma rede para que o fundo do pão não fique húmido.
Fonte
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Ana,
ResponderExcluirQueremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330 000 receitas dos sites web e blogs mais populares. No site criamos a seção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as poden encontrar utilizando nosso buscador. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!
Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?
Estamos à sua disposição!
Renato
Tuasreceitas.com.br