sexta-feira, 6 de abril de 2012

Lombo de bacalhau



O lombo de bacalhau é dessalgado e dourado em chapa com azeite. É uma receita tradicional da cozinha portuguesa.
Vinho: Vinho Verde (Alvarinho)
INGREDIENTES:
Lombo:
800g de lombo de bacalhau (Gadus morrhua)
3 dentes de alho fatiados em lâminas
1 cebola fatiada
½ maço de brócolis cozido
1 ovo cozido
10 azeitonas pretas
Azeite a gosto
1 folha de louro
1 litro de água
1 xícara de leite

Batatas:

4 batatas médias
Sal grosso (o suficiente para forrar forma e para cobrir as batatas)
Modo de Preparo
Lombo:


Para dessalgar o bacalhau, deixe-o de molho por no mínimo 72 horas (na geladeira). Troque a água a cada 12 horas. Depois, ferva o pescado em água com leite e uma folha de louro e retire as espinhas.
Retire da panela, seque-o e coloque numa travessa, cobrindo todas as partes com bastante azeite até ficar encharcado. 4 Coloque um pouco de azeite numa grelha ou frigideira teflon e leve o bacalhau para grelhar. 5 De minuto em minuto, vire os lados e, aos poucos, conforme o bacalhau vá secando, regue com um pouco mais de azeite para mantê-lo úmido. Dica de chef: o ponto certo se observa quando a coloração da parte de fora começar a escurecer, num tom de amarelo-escuro para dourado. Nesse momento, ele estará pronto. O tempo aproximado é de 5 minutos, considerando a pré-fervura anterior e o preaquecimento da grelha.

Montagem
1 Corte os pimentões em tiras. 2 Centralize o lombo de bacalhau no prato e distribua os demais ingredientes ao redor; sirva acompanhado de azeite de boa qualidade.

Dica de chef: utilize a mesma grelha do bacalhau para grelhar a cebola, os pimentões e os brócolis pré-cozidos. Os brócolis e os pimentões devem ser retirados ao primeiro sinal de “marca de grelha”. A cebola pode ficar mais tempo, pode queimar um pouquinho, porém sem deixar carbonizar.
Batatas:


Lave bem as batatas com uma escova. Cubra o fundo de uma forma com sal grosso, coloque as batatas com pele e espalhe sal grosso sobre elas até que fiquem cobertas. Leve ao forno por uma hora (a 200°C nos primeiros 15 minutos e a 100°C nos 45 minutos restantes). Depois de assadas, retire-as da forma e separe-as do sal.


Montagem:

Ao redor do lombo coberto com a cebola e o alho, coloque as batatas, o brócolis, as azeitonas e o ovo cozido. Depois, regue com bastante azeite.

Um comentário:

  1. Aqui cheguei através de outros blogs gostei do que vi e estou te seguindo te desejo uma páscoa abençoada.

    ResponderExcluir

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!