sábado, 15 de junho de 2013

Pão de Milho Alemão - Broa de Milho - Pao com Polentina

















Pão de Milho Alemão

1 col de sopa de fermento biológico seco
1/2 xícara de água morna
1 col de sobremesa de açúcar
600g de farinha de trigo
1 xícara de farinha de polenta instantânea (ou fubá mimoso - não achei isso aqui, então fui de polenta instantânea branca - para justificar por que o pão ficou tão branquinho na foto)
Água fervendo o suficiente para fazer um mingau mole
2 col de sobremesa de sal
4 col. sopa de óleo
1 ovo

Comecei com o fermento. Então coloquei-o dentro de meia-xícara de água morna com 1 col. de sobremesa de açúcar. Deixei agir por 10 minutos.
Na maquina de pão, ciclo massas, coloquei a farinha de milho e fui colocando água fervendo e com a maquina ligada mexendo sem parar. O ponto é um mingau/polenta mole. Deixei esfriar um pouco e coloquei o sal, o óleo e o preparado de fermento e o ovo. Misturei tudo e fui acrescentando a farinha de trigo. Como fiz meia xícara de polenta, foi 4 xícaras de trigo, A massa é mole! Acredite da certo!! Deixei terminar o tempo do ciclo de massas mais ou menos crescer por 45 min.
Baixei a massa e dividi em duas fôrmas médias de pão (apenas untei com óleo). Deixei crescer novamente até que a massa chegasse à borda da fôrma 20 mim, Assei por 50 minutos em 200ºC.


Pode ser feita tranquilamente à mão. Vale à pena!

Fonte

Um comentário:

  1. Lembra o pão de milho da minha avó! Obrigada fazia tempo que estava procurando essa receita.

    ResponderExcluir

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!