quinta-feira, 9 de julho de 2009

Inesquecívelll !!



Bom minha mãe sabe o quanto eu amei essa polenta dês do dia em que eu comi!!
isso a muito tempo , na casa de uma amiga do colégio, a mãe dela fez e eles descendentes de italianos, comi essa polenta mole com carne nossa ameiii!!
Faço até hoje ... devia ter pedido a receita para a mãe dessa amiga , mais o tempo passou e ....
Mais achei a receita!!

Polenta Cremosa à Bolonhesa

Ingredientes
6 copos (tipo requeijão) de água (1250 ml)
1/2 tablete de caldo de carne (opcional)
3 colher (sopa) de manteiga
1 dente de alho amassado opcional
sal a gosto
1 xícaras (chá) de fubá
100 g de queijo mussarela
100 g de parmesao
1 copo de requeijão

Ingredientes para o Molho
1/ cebola picada
300 g de carne moída
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de óleo
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de polpa de tomate
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de Preparo
• Para a Polenta: em uma panela coloque a água, o caldo de carne, a manteiga, o alho e o sal a gosto. Leve ao fogo alto, enquanto isso misture o fubá com 1 1/2 copo de água para dissolver. Quando a água começa a ferver coloque a mistura de fubá e mexa bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez enquando.
• Para o Molho: em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola e o alho, adicione a carne, o sal e a pimenta-do-reino, misture bem até estar cozida. Acrescente a polpa de tomate, água e a folha de louro. Deixe cozinhar até obter um molho grosso, desligue e acrescente a salsa picada.
• Montagem: em um refratário coloque cerca de 1 colher de sopa de azeite de oliva, despeje metade da polenta, espalhe a mussarela e por cima o restante da polenta. Cubra com o molho e queijo parmesão ralado


Ou tem uma outra receita bem famosa !!


POLENTA ALLA DONNA ANNA

Ingredientes Polenta: A proporção é sempre a mesma. Para 1 litro de água usa-se 1 xícara e 1/2 de Fubá e 1 colher de sopa de manteiga. Essa polenta tem que ficar bem molinha, para comer misturada aos molhos. Minha avó usa uma receita para 2 litros de água que serve 5 pessoas bem servidas. Mistura-se tudo numa grande panela. A água, o fubá, a manteiga e o sal. E ai é só cozinhar, o segredo de uma boa polenta e deixar ela atingir o ponto e o tempo de cozimento certo. Demora um pouco, pois ela bem cozida é que fica bom.

Ingredinetes Bolonhesa: 1/2 Kilo de carne moída de primeira, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho picadinho, Oléo para fritar, sal e pimenta do reino, Um punhado de salsinha bem picada, 1 litro de molho de tomate batido sem temperar.

Faz Assim: Frite a cebola no óleo, quando a água der uma boa secada, junte o alho e frite mais um pouco. Junte a carne e refoguea até estar cozida. Tempere com o sal, a pimenta e a salsinha. Junte o molho de tomate e agregue um ao outro. Experimente o tempero e acerte se necessário. Reserve

Ingredientes Molho branco: 100 gr de manteiga, 100gr de farinha de trigo, 750ml de leite, 1/2 cebola picadinha, Nóz moscada ralada, sal e pimenta do reino.

Faz Assim: Faça um roux. Derreta a manteiga e frite a cebola. Junte a farinha de trigo de uma vez e deixe dar uma douradinha. Vá juntando o leite aos pouquinhos e mexendo vigorosamente para não empelotar. Deixe engrossar e tempere com sal, pimenta e a nóz moscada. Reserve.
Obs
: Se após colocar o leite o molho não engrossar o suficiente, acrescente uma colherzinha de café de amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite. O molho não pode ficar muito grosso.

Montagem: Num grande refratário, ponha um pouquinho do molho vermelho no fundo, em seguida metade da polenta, o molho vermelho todo (deixe um fundinho de molho para a a finalização), a outra metade da polenta e o molho branco todo. Decore por cima do molho branco com o fundinho de molho vermelho e polvilhe queijo parmesão ralado. Leve gratinar e sirva com uma bela salada de folhar verdes e um bom vinho. É de comer de joelhos!!

Fonte : Blog Cerejinha

Um comentário:

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!