domingo, 31 de maio de 2009

Delicias de um Chá !!

Com esse friozinho, nada mais gostoso do que reunir a família, os amigos em volta de uma mesa de chá.
O chá das cinco foi lançado na Inglaterra por volta de 1830 pela Duquesa de Bedford. Era uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata. Logo foram criadas regras de etiqueta para o serviço de chá e receitas que fariam parte do cardápio como: torradas com manteiga, geléia ou mel; scones, muffins, bolos e uma grande variedade de biscoitos e pãezinhos.
Só no final do século XIX, é que o chá se propagou no continente europeu, especialmente nas grandes cidades. Na França surgiram famosos salões de chá, na primeira metade do século XX, onde as damas da sociedade se reuniam para degustar o chá das cinco, que além de chá passou a ser servido também café, chocolate quente, drinques leves, saborosos petit-fours, sanduiche croque-monsieur, etc.

Essa semana Vou postar de Tudo um pouco que um perfeito chá Precisa !!



Financiers

São pequenos bolos retangulares perfumados com amêndoas, cujo segredo consiste na temperatura e no tempo de cozimento. São tão populares na França, que sua receita, curiosamente, quase não aparece nos livros de culinária.

Ingredientes:

* 150g de açúcar de confeiteiro
* 50g de farinha de trigo
* 80g de amêndoas processadas
* 3 claras
* 140g de manteiga sem sal derretida e fria

Optionally :
- 3 Tbsp cocoa powder + 3 Tbsp strong coffee
- and/or pistachios
- and/or chocolate chips
- or raspberries


Modo de fazer:
Bater as claras em neve. Acrescentar a farinha de trigo, as amêndoas, e o açúcar, batendo delicadamente. Juntar a manteiga, sem parar de mexer. Distribuir em forminhas (pode ser de barquetes) untadas e polvilhadas. Leve ao forno à temperatura de 230ºC por 7 minutos, reduza a temperatura para 200 ºC e asse por mais 7 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Conserve em potes de vidro por até 15 dias.



2 comentários:

  1. UAU que bolinhos mais lindooooooooooooss e tenho certeza de que ficaram deliciosos !!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia !!
    já esta aqui na fila "para fazer",
    e a filhota?
    beijokas

    ResponderExcluir

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!