sexta-feira, 20 de março de 2009


Torta gelada ao Porto

Ingredientes

- 1 receita de pão-de-ló
- 1/2 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 2 gemas
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- gotas de baunilha
- 500 ml de creme de leite fresco gelado
- 2 xícaras (chá) de nozes moídas
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 200 g de passas (sem sementes)
- 1 copo de vinho do Porto
- cerejas em calda

Pão-de-ló de leite fervendo

- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite fervendo
- baunilha
- 1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo

Corte o pão-de-ló em fatias regulares. Faça um creme levando ao fogo o leite, o leite condensado, as gemas, o amido de milho e a baunilha, misturando sempre, até engrossar. Deixe esfriar. Bata o creme de leite na batedeira por uns três minutos ou até tomar consistência de chantilly. Separe o chantilly em duas partes. Em uma delas junte as nozes moídas e o chocolate em pó. Na outra parte, junte as passas.

Pão-de-ló de leite fervendo

Bata as claras em neve e junte as gemas, uma a uma. Coloque o açúcar e a baunilha e bata até obter um creme bem branco. Junte a farinha, diminuindo a velocidade da batedeira, e acrescente o leite. Por último, o fermento. Asse em fôrma untada e polvilhada em forno médio (180º C), até que fique dourado.

Montagem da torta

Forre uma assadeira de fundo removível com papel impermeável, deixando as pontas para fora. Passe uma camada de chantilly com nozes no fundo e nos lados, até em cima. Passe as fatias de pão-de-ló, ligeiramente, dos dois lados, no vinho do Porto e faça mais uma camada. Outra camada de creme de gemas e chantilly com nozes ou passas e assim por diante, até terminar os ingredientes. A última deve ser de chantilly (nozes ou passas). Alise bem, dobre as pontas de papel impermeável por cima da torta e leve à geladeira até o dia seguinte. Desdobre as pontas do papel, tire a torta da fôrma, colocando-a sobre uma bandeja grande, retire todo o papel e decore com chantilly e cerejas. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!