sexta-feira, 16 de março de 2012

Mousse de camembert com pesto e framboesas


Dessa vez a receita vem da Prazeres da Mesa, mais especificamente do Álvaro Rodrigues, amado e idolatrado por 10 entre 10 "blogs de comer" da net.
Na íntegra a receita do chef e depois minhas considerações...

150 ml de creme de leite pasteurizado ou UHT, 150g de cream cheese em temperatura ambiente, 100g de queijo camembert bem picado, 1 envelope de gelatina branca e sem sabor (12g) hidratda em 1/2 xícara de água filtrada e fria, sal, pimenta branca e noz-moscada ralada a gosto.

para o pesto de salsa...
2 dentes de alho socados, 3 colheres (sopa) de nozes bem picadas, 2 colheres de queijo pecorino ou parmesão ralado fino, 3 colheres (sopa) de salsa fresca bem picada, 2 colheres (sopa) azeite de boa qualidade (aquele honesto que a gente sempre fala aqui), 1 colher (café) de sal.

para o molho de framboesas...
100gr de framboesas congeladas, 2 colheres (sopa) de aúcar refinado, 2 colheres (sopa) de vinagre branco de arroz, molho de pimenta e temperos a gosto.

Bata no processador ou liquidificador o creme de leite, o cream cheese, o camembert e a gelatina hidratada na água fria e dissolvida em banho-maria ou no forno de microondas até obter um creme homogêneo, temperando a gosto. Distribua a metade da mousse no fundo de duas fôrmas pequenas com 15 cm de diâmetro e levemente untadas com azeite e leve à geladeira por 20 minutos.
Reserve a outra metade.
Retire as duas fôrmas da geladeira, salpique por cima com o pesto e finalize espalhando por cima o restante da mousse reservada. Leve à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte, desenforme e decore com o molho de framboesas.

Pesto de salsa
Em uma tigela misture todos os ingredientes, temperando a gosto. Empregue na montagem.

Molho de framboesas
Em uma panela pequena coloque todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo ocasionalmente até obter um molhinho encorpado. Empregue frio.


(detalhe do "recheio" da mousse)

Eu e meus pitacos...

1. No preparo da mousse eu "quase" fui completamente obediente. O quase ficou por conta da troca - usei creme de leite comum, de latinha mesmo e o resultado foi sensacional;

2. No pesto eu troquei as nozes por castanhas de cajú levemente processadas;

3. No molho de framboesas, na falta da fruta congelada (só encontrei a fresca), substitui por um pacote de polpa de frutas vermelhas. O resultado também ficou excelente.

4. Achei muito confuso o lance das fôrmas e não entendi direito o porque de usar duas e não apenas uma. De modos que eu usei uma tigelinha pequena e fiz tudo numa tacada só. Com medo de não conseguir desenformar direito, forrei a tigela com plástico filme e o desenformar rolou numa boa, mas acho que apenas untando com azeite já deve resolver a parada;

5. Servi com bolachinhas de água light, aquelas sem gosto de nada e que servem apenas como vc (veículo condutor, manja?). Acho que esse é o pulo do gato - servir com algo muito neutro, muito fino e delicado, pra combinar com a leveza da mousse.

Se você quer um petisco fácil de fazer, que impressione e que seja muito, muito gostoso - essa é a receita. Vai por mim.
Álvaro, eu continuo te amando muito =)

Um comentário:

  1. Gostei muito de conhcer o teu blog.
    este docinho ficou 5*

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!