Mesa pronta para servir queijos e vinhos. Foto: Foods & Spirit |
Harmonização – Segundo Deise, a regra básica de harmonização é simples: queijos macios, como brie e camembert, pedem vinhos leves, como Pinot Noir. Queijos de massa dura, como grana padano e pecorino, combinam com vinhos mais estruturados, como Cabernet Sauvignon. “Quanto mais leve o vinho, mais macio precisa ser o queijo”, ensina ela.
Clima – O clima deve ser levado em consideração antes de preparar a mesa para servir queijos e vinhos. “Nos dias muito quentes, prefira os vinhos brancos, mais leves. Quem gosta de incluir frios entre os acompanhamentos pode servir peito de peru e blanquet”, diz Deise. “Deixe os frios gordurosos, como salame e pastrami, para servir em dias frios, com vinhos pesados. Ou ligue o ar condicionado bem forte, se não quiser abrir mão deles no calor”, complementa ela.
Estrutura – A sommelier explica que o segredo da harmonização é conhecer a estrutura do vinho antes de servir. “A estrutura está relacionada à quantidade de tanino que ele tem. Uma bebida com mais tanino exige um alimento com alto teor de gordura para fazer a harmonização”, garante Deise.
Economia – Queijos bem macios costumam ser mais baratos do que os de massa dura e podem servir como opção para quem precisa gastar um pouco menos. “O processo de fabricação dos queijos macios leva menos tempo e, por isso, o custo diminui”, afirma Deise.
Ana, adorei as dicas!Vc tem mto bom gosto e adoro passar no seu blog para me inspirar nas suas receitas! :)
ResponderExcluirQdo quiser me fazer uma visita, é só ir em: http://ameliareinventada.blogspot.com
bjs
Vinho e queijo pra mim é a combinação perfeita e eu amo!
ResponderExcluirbjsssssssssssss
Olá, valeu gostei bastante vou aproveitar e me deliciar abraços(voltarei com certeza)
ResponderExcluir