O Arroz de Carreteiro é tão típico como o churrasco. Qualquer gaúcho que se preze conhece aprecia um carreteiro autêntico e bem feito.
Aqui em casa é assim, se sobrou churrasco, vira Carretiro, e fica bommmmmm mais o especialista é meu marido, o Gaucho da casa, é ele quem faz e hoje só porque eu ia fazer, deu um jeitinho de estar em casa antes ...
Brincaderinha Amorr!! Mais o dele é melhor que o meu rsrsrs...
Não existe "a receita" de carreteiro, pois assim como o churrasco, cada um prepara o arroz com charque ou com o churrasco de maneira própria. E todos acham que o seu carreteiro é melhor, até porque não conhecem o meu!.
A simplicidade é a tônica principal, muito tempero, legumes, enfeites e outros aditivos descaracterizam esse prato básico da culinária campeira.
se for fazer de charque, o melhor charque é o fresco (verde) e produzido com carne de primeira, apesar de que o charque feito duma costela gorda de novilho é especial.
Para o Arroz de Carreteiro
Ingredientes:
Sobras de carne de churrasco 500 a 800 gr
1 cebola media
1 xic de arroz (a gauchada gosta do Tio joao) eu uso o que tiver
1 colher de pomarola 1005 natural
1 folha de louco
1 clolher de manteiga
sal e pimenta a gosto
Preparo :
Com as sobras de carne, pique tudo bem bonitinho, em pedacinhos, se sobrou linguisa bote tambem mais nao muito 1 é o max, frite tudo bem frinho acrescente a cebola tambem bem picadinha, e doure.
Adicione a colher de pomarola, com 2 xicaras de agua os tempeiros que voce quiser, o louro corriga o sal a pimenta e deixe apurar.
Quando ja estiver bem apurado e a carne ja estiver molhinha, adicione a xicara de arroz e a agua e deixe cozinhar ....
É MUITO IMPORTANTE QUE O ARROZ NAO SEQUE!! DEVE FICAR MOLHADINHO POR ISSO BOTE MAIS AGUA !!
Entao antes de secar o arroz mais ele ja estando macio, adicione a manteiga e tampe deixando pra descansar por 1 mim, para continuar cremoso .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!