segunda-feira, 19 de março de 2012

Receita de Bolo Formigueiro - Renato Lobo e No Calor do Fogão

Bolo formigueiro
Vi essa receita no \blog No Calor do Fogão e adorei!!
Vou Fazer essa semana com certeza!!


Receita apresentada pelo chef Renato Lobato aqui

Ingredientes:

4 claras + 4 gemas
1 ½ xícara de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
½ lata de leite condensado (a lata inteira tem 395 g)
2 xícaras de farinha de trigo (reserve 1 colher de sopa para o chocolate granulado)
250 ml de leite
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 xícara de chocolate granulado (se quiser arrasar, flocos de chocolate amargo, daqueles usados em brigadeiros phynos, são a melhor pedida)
100 g de coco ralado

Para a cobertura:
½ lata de leite condensado (a lata inteira tem 395 g)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (precisa estar bem molinha)
5 colheres (sopa) de chocolate em pó não adoçado

Modo de preparo:

Unte e enfarinhe uma forma grande com buraco no meio. Ligue o forno a 180ºC.

Bata as claras com uma pitadinha de sal até que elas fiquem em ponto de neve firme (se você virar a tigela de cabeça para baixo, elas não caem). Reserve.

Ainda na batedeira, bata as gemas e o açúcar até ficar bem misturado. Acrescente a manteiga e o leite condensado e bata até obter um creme homogêneo.

A partir daqui, é hora de usar um pouco da força da peruca. Adicione 1/3 da farinha, mais 1/3 do leite, e misture com um fouet ou colher de pau até incorporar. Repita o procedimento mais 2 vezes (na última adição da farinha, junte o fermento também). Por fim, incorpore o coco ralado, misturando bem.

Numa tigelinha, misture o chocolate granulado e a farinha, até cobrir os grãozinhos (não vai ficar bem cobertíssimo, mas já será o suficiente para impedir que o chocolate se acumule no fundo da assadeira).

Agora, com muita delicadeza, incorpore metade do granulado, metade das claras; a outra metade do granulado, a outra metade das claras.

Deite a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 50 minutos (fique de nariz atento, pode ser que o seu forno seja mais ágil que o meu – aqui em casa, demorou mais de 1 hora). Faça o teste do palito para se certificar.

Tire o bolo do forno e acomode-o na grade de resfriamento. Feito isso, numa tigelinha, coloque todos os ingredientes da cobertura e misture bem. Não precisa levar ao fogo, nem nada, é só mexer e espalhar sobre o bolo bem quente. Agora, paciência. Deixe que o bolo fique frio para desenformá-lo (se você tentar tirá-lo da forma antes de ele esfriar, corre o risco de quebrá-lo. Além disso, a cobertura não vai formar casquinha quebradiça, o que é um pecado).

Fatia do bolo formigueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!