domingo, 19 de julho de 2009

Pantufas feltradas DROPS



" - Como pequenas nuvens fofinhas!"


DROPS design : Modelo n.º Z-410
Tamanhos : 35/37 – 38/40 – 42/44
Comprimento do pé : cerca de 23 – 26 – 29 cm
Fios : Drops Alpaca da Garnstudio
150-200-250 gr cor n.º 0100, cru

Agulhas DROPS direitas 5,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 16 ms/pts x 20 carreiras = 10 x 10 cm em ponto meia antes da feltragem. Depois da feltragem, cerca de 24 ms/pts x 29 carreiras = 10 x 10 cm

Botões DROPS Madrepérola n.º 540 : 2

Nota: Existem termos diferentes de tricô e croché em português de Portugal e do Brasil.
Malha = Ponto
Ponto Jarreteira = Cordões de Tricô
Ponto Liga – Ponto Tricô


PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) :
Tricotar todas as carreiras em ponto meia.
PANTUFAS : Tricotam-se numa só peça, com costuras a meio da parte de trás e a meio da parte de cima do pé. Começar pelo meio das costas – ver esquema mais abaixo.
Com 2 fios Alpaca e as agulhas 5,5 mm montar FROUXAMENTE 76-80-86 ms/pts. Tricotar em ponto meia em idas e voltas. PENSAR EM MANTER A MESMA TENSÃO DA AMOSTRA ! A 6-7-7 cm de altura total, continuar unicamente nas 16 ms/pts à esquerda da peça – colocar as restantes ms/pts em espera. Tricotar 7 cm em ponto meia nessas 16 ms/pts e arrematar. Retomar as ms/pts em espera e montar 16 ms/pts à esquerda da peça. Continuar em todas as ms/pts.
A 8-9-9 cm (a partir da carreira de montagem), tricotar a carreira seguinte do avesso : Tricotar 4 ms/pts, arrematar 9 ms/pts, tricotar as restantes ms/pts. Na carreira seguinte, montar 9 novas ms/pts acima das ms/pts arrematadas (= casa do botão). A 18-19,5-21,5 cm de altura total, arrematar 4-4-5 ms/pts de cada lado = 68-72-76 ms/pts. Depois, diminuir, de cada lado, no princípio de cada carreira, em todas as carreiras : 2 x 4 ms/pts e, depois, no princípio de cada carreira, a cada 2 carreiras : 8-9-10 x 1 m/p = 36-38-40 ms/pts.
Continuar até ter 34-38-42 cm de altura total e arrematar frouxamente.
Tricotar uma 2.ª pantufa mas em sentido inverso, ou seja, a 6-7-7 cm de altura total, tricoter unicamente as primeiras 16 ms/pts à direita da peça.

MONTAGEM : Dobrar a pantufa e costurá-lo nas alças mais exteriores das ms/pts. Fazer a costura do meio da parte de cima do pé da mesma maneira.

Feltrar as pantufas na máquina de lavar roupa – VER MAIS ABAIXO. Para um resultado perfeito, enfiar as pantufas ainda húmidas nos pés para as moldar ao seu número. Após a feltragem, costurar os botões em frente às casas.

FELTRAGEM : Para que as pantufas mantenham a sua forma durante a lavagem, atar um pequeno saco de plástico ao interior da pantufa.
Lavar na máquina de lavar com um detergente sem enzimas nem agentes branqueadores, num programa de lavagem a 40° C e enxaguamento normal mas sem pré-lavagem.
Assim que tirar as pantufas da máquina, moldá-las ainda húmidas aos seus pés e deixá-las secar (ver acima).
Se as pantufas ficaram demasiado grandes depois da feltragem, voltar a lavá-los na máquina. Se ficaram demasiado curtos, passá-los por água e moldá-los ao seu tamanho.
Depois da feltragem, lavar as pantufas no programa das lãs.

Explicações do diagrama
symbol = calcanhar meio da parte de trás, costurar a B
symbol = calcanhar, meio da parte de trás, costurar a A
symbol = meio da planta do pé.
symbol = sentido do tricô.

Diagrama
diagramnew1

DROPS número 112-43

Um comentário:

  1. gostaria de comprar o molde como faço?? porfavor me contate por email
    net_steffany@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!