quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nao Custa Tentar !!



Muitos não sabem, mas 29 de cada mes é dia de comer nhoque.
Por quê?

A lenda mais difundida sobre o nascimento da magia remete a algum vilarejo na velha Itália, terra natal do prato. Com diferentes variações, a maioria conta que São Pantaleão, um missionário vestido de andarilho, chegou a essa pequena vila, num dia 29, e bateu na porta de uma simplória casa. Um casal de velhinhos (às vezes transcritos como um povoado inteiro), mesmo desconfiado pela chegada repentina do andarilho, recepcionou-o e serviu o único alimento que havia na dispensa: nhoque, dividido em sete unidades para cada. Nas diferentes conclusões, uma delas conta que ao retirar a mesa, logo após a saída do missionário da casa, os velhinhos encontraram moedas de ouro embaixo do prato.

Outra vertente registra que São Pantaleão, algum tempo depois do ocorrido, voltou à casa dos velhinhos e contou que após comer aquele prato sua vida tinha melhorado muito.

No caso da passagem onde o missionário foi recepcionado por todo povoado, ele, depois de ter saboreado de pé o prato de nhoque, pediu para que eles sempre se reunissem todo dia 29 daquela forma para trazer sorte e prosperidade e foi o que aconteceu. A vila prosperou e a tradição continuou a ser praticada mês a mês.

Os incrédulos afirmam que a tradição surgiu na América do Sul como estratégia de alguns restaurantes que necessitavam aumentar a clientela.

A Simpatia

No dia 29 de cada mês, deve-se colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato de nhoque. Muitos dão preferência ao dólar, já que é uma moeda mais forte e segura. Coma sete bolinhas do nhoque de pé e faça um pedido (A nota deve ser guardada até o dia 29 do mês seguinte). Depois sente-se e coma o restante do banquete.

NHOQUE DA SORTE

Ingredientes:

• 1 Kg de batatas
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 2 ovos
• 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
• Sal e pimenta-do-reino branca ralada a gosto
• 1 xícara (150g) de farinha de trigo
• 2 colheres (sopa) de azeite
• Molho ao sugo e parmesão ralado para acompanhar

Modo de Preparo:
1-Cozinhe as batatas, com casca, em água temperada com sal. Escorra e retire a pele.
2-Passe pelo espremedor, ainda quente, e deixe esfriar. Acrescente ao purê a manteiga, os ovos, o queijo ralado, sal e pimenta a gosto e, aos poucos, a farinha.
3-Sobre uma superfície enfarinhada faça rolinhos com a massa, com cerca de 2 cm de largura, cortando em pedaços com mais ou menos 3 cm.
4-Aperte cada nhoque com os dentes de um garfo. Cozinhe aos poucos em água fervente temperada com sal assim que subirem à superfície retire com uma escumadeira, passando-os para uma travessa aquecida e regue com azeite.
Sirva com molho ao sugo e parmesão ralado

Diquinhas :
  • Depois de amassadas as batatas, coloque-as em um recipiente aberto, na geladeira, por meia hora. Dessa forma a batata perderá o excesso de umidade.
  • Regue com azeite o prato em que for servir os nhoques para que permaneçam soltinhos.

2 comentários:

  1. Todo 29, faço isto...se ajuda nao sei, pelo menos é divertido...hehehehehe

    bjsssssss

    ResponderExcluir
  2. Caramba, eu sempre digo que vou tentar a sorte no próximo mês, pois quando lembro do nhoque já foi o dia e a hora, ehehehe. Bjos

    ResponderExcluir

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!